RECEITA DE TERRINE DE CHOCOLATE
A terrine cremosa de chocolate arrasa sempre, é linda, é deliciosa e é muito fácil de fazer. É perfeita pra servir como sobremesa de um almoço ou de jantar mais chiquezinho ou de festas como dias das mães e dos pais, Páscoa, Natal, Reveillon e qualquer outra comemoração.
Além disso tudo, ela ainda é prática, dá pra fazer com 2 a 3 dias de antecedência pra desenformar, polvilhar com chocolate em pó 15 minutos antes de servir.
E, pra completar, ela ainda rende bastante, dá umas 8 fatias caprichadas e é simples de dobrar ou de triplicar se for pra servir pra bastante gente. Quer dizer, sobremesa perfeita!
INGREDIENTES E PREPARO
Os ingredientes são comuns e fáceis de encontrar em qualquer mercado.
- açúcar;
- chocolate ou cacau em pó;
- maisena;
- leite (pode ser sem lactose);
- chocolate meio-amargo;
- creme de leite (pode ser fresco ou de lata ou de caixinha e também sem lactose).
O chocolate em pó pode ser o básico ou cacau em pó pra quem quiser um sabor mais intenso ou nada de lactose ou pra evitar qualquer traço de glúten. E o chocolate meio-amargo dá sabor e textura perfeitos, mas com chocolate ao leite a receita também fica deliciosa.
A receita funciona com creme de leite fresco, de lata ou de caixinha, e também pode ser sem lactose, ou seja, dá pra resolver de um jeito fácil e versátil. E com o leite acontece a mesma coisa.
Quanto à quantidade, dá até pra fazer meia receita, mas o doce é tão gostoso e leve que, com certeza, vai desaparecer em pouco tempo.
O preparo mal leva 30 minutos, é só mesmo o tempo de separar os ingredientes e do creme com maisena engrossar.
É importante escolher uma panela grande, com capacidade pra uns 2 litros, e ter espaço pra misturar o creme sem espirrar e derramar.
Também é super importante misturar o açúcar com o chocolate em pó peneirado, a maisena e o leite antes de aquecer, assim a gente diminui bastante os riscos de empelotar.
No fogo tudo é bem rápido, a mistura ferve e engrossa em 10 minutos. É bom acreditar que a mistura que começa clarinha e sem graça, como se fosse um achocolatado, vai mudando e depois fica perfeita.
Quando tudo engrossa, eu desligo o fogo, junto o chocolate em barra grosseiramente picado e mexo até derreter e conseguir um creme espesso, muito liso e com aquela cor linda e o brilho que só o chocolate tem. Por último, junto o creme de leite e mexo até ficar tudo bem homogêneo.
Nessa hora, eu forro com filme plástico o fundo e as laterais de uma fôrma pra bolo inglês de uns 22 cm, deixando sobrar plástico em toda a volta, e estico bem o plástico pra evitar ao máximo as pregas.
Quanto ao tamanho da fôrma: ela tem que ser média, dá pra ter até uns 24 cm, mas se for assim ela fica um pouco mais baixa.
Despejo o creme ainda quente na fôrma, cubro com filme plástico bem rente pra não formar película, pois o creme tem maisena, e levo à geladeira por pelo menos 6 horas e até por uns 3 dias.
A receita não congela bem, perde muito na textura, deixa de ser tão cremosa.
Um pouco antes de servir, só abrir o plástico da superfície, puxar as pontas das laterais pra facilitar o processo, desenformar a terrine sobre o prato em que irá à mesa e descartar o plástico. Se quiser adiantar a vida, desenforme, cubra com filme plástico sem apertar pra não machucar o cremoso lindo e volte pra geladeira.
A polvilhada de chocolate em pó (cacau) pra finalizar, e que dá um aveludado maravilhoso ao doce, tem que acontecer no máximo 1 5minutos antes de servir, depois disso o efeito de veludo desaparece. O sabor continua delicioso por uns 2 dias, mas de olhar não será a mesma coisa.
Outras sobremesas refrescantes: nougat glacé com calda de frutas vermelhas, torta paulista de amendoim bem gelada, como fazer tiramisú caseiro e torta de limão cravo bem perfumada.
Outras sobremesas refrescantes: nougat glacé com calda de frutas vermelhas, torta paulista de amendoim bem gelada, como fazer tiramisú caseiro e torta de limão cravo bem perfumada. Se quiser, desenforme a terrine com algumas horas de antecedência, cubra de leve com filme pra não ressecar, mas sem encostar muito na terrine, leve à geladeira e polvilhe com o chocolate na hora de levar à mesaINGREDIENTES
Preparo
NOTAS
12 Comentários
Hummm parece deliciosa mesmo! Uma pergunta: vc acha que se eu usar o leite de soja ficará bom?
Naomi, boa noite!
A gente não testou com leite de soja, mas deve funcionar sim. Assim que sobrar um tempinho, a gente também vai experimentar.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, fotos, dicas e receitas apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Ahh faz um vídeo tenho dificuldade na cozinha
Danila, bom dia!!
Boa ideia, quem sabe a gente faz um vídeo assim que tiver um tempinho.
Coragem, você consegue. Conte depois pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Parece deliciosa! Combina colocar alguma coisa crocante para dar textura? Uma camada de biscoito por baixo?
Carina, bom dia!
Como a terrine tem consistência de pudim, não experimentamos colocar nada por baixo, talvez amoleça. Mas pensando na usa ideia: você pode esfarelar biscoitos pra espalhar por cima na hora de servir, ficará bem gostoso o jogo de texturas. Farofas crocantes também são perfeitas pra acompanhar um chantilly ao lado de outras receitas. E se você tiver alguma castanha ou amendoim em casa, pode ainda experimentar uma farofa crocante camarelizada pra acompanhar. Na receita receita do gelado de chocolate com crocante de castanha e mel a gente explica como fazer.
Conte pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Essa receita parece maravilhosa!! Quero fazer hoje mesmo! Será que se eu colocar gelatina em pó sem sabor e sem cor dá certo? Tenho receio de não conseguir a consistência correta para desenformar…
Fátima, bom dia!
Acredite, não é preciso usar gelatina, usando maisena pra encorpar o creme e chocolate em barra, que derrete, mas firma e sustenta a sobremesa, você consegue tranquilamente desenformar depois de gelar.
Conte pra gente como ficou, é sempre gostoso saber.
Abraços, Ana e Helô
Helo, adoro seguir vc. Nessa receita o creme de leite é colocado no início do preparo também certo? Fiquei em dúvida. Obrigada pelas receitas. Boa Páscoa para vc. Bjoca
Vera, bom dia!
Obrigada pelo carinho. O creme de leite vai só no final, depois de desligar o fogo, misturar o chocolate em barra e de mexer até bem. É o último ingrediente, depois dele só mesmo despejar na fôrma e levar à geladeira.
A gente até mudou as palavras cremes do texto do preparo pra evitar dúvidas. O que vale é deixar as receitas fáceis de seguir. Obrigada pela ajuda.
Boa páscoa pra você também.
Abraços, Ana e Helô
Boa já de.
Helo, fiz para o almoço de Páscoa e ficou divino. Meu marido ficou encantado. Obrigada por dividir essa maravilha.
Martha, boa noite!
Obrigada pelo carinho!! Muito gostoso saber que vocês gostaram da receita e que ela já faz parte da sua cozinha.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, fotos, dicas e receitas apetitosas.
Abraços, Ana e Helô