RECEITA DE WAFFLE CLÁSSICO
Chegou o dia de aprender como fazer um waffle de antigamente, seguindo a receita tradicional belga, que também aparece no norte da França.
A receita dá waffles crocantes por fora e macios por dentro, como bolinhos, com o amanteigado e o sabor e o perfume deliciosos da baunilha.
Eles passaram a fazer parte da minha cozinha depois de uma viagem que fiz pra Bélgica com o meu marido há uns uns 28 anos. Foram 12 dias de Bélgica e 12 dias de waffles, ou gaufres, como eles chamam por lá.
Não tinha jeito, a gente pedia esses waffles quando parava pra tomar um café ou quando passava por um carrinho de waffles pela rua. Além de muito gostosos, eles ainda vinham com aquela polvilhada caprichadas de açúcar de confeiteiro, que voava pra todos os lados.
Pra completar, eu ainda amava ver as prensas de ferro muito antigas, que passavam de geração em geração e davam waffles perfeitos. Eram lindas de morrer!
A RECEITA
Claro que fui atrás de receitas e chegando em casa eu fui testar.
Quase todas pediam pra misturar os ingredientes com um batedor de arame ou uma colher de pau e sem claras em neve e isso já deixava esses waffles bem diferentes daqueles levíssimos das receitas americanas.
Como os dois tipos são ótimos, só experimentar a receita do waffle muito leve e variar. Pra variar um pouco mais, a gente também tem aqui no site uma receita deliciosa de waffle de chocolate e uma a versão rápida, gostosa e pão de queijo simples e rápido de liquidificador que funciona muito bem como waffle.
Mas voltando às receitas clássicas de waffle do estilo do post de hoje, o primeiro passo é entender que, como sempre, versões da mesma receita não faltam. Os ingredientes são mais ou menos os mesmos, mudam umas proporções e uma coisa ou outra no preparo.
Uns são mais ou menos doces ou amanteigados, uns levam ovos inteiros e outros pedem claras em neve, uns têm fermento biológico pra fermentar como pão, ou fermento químico que a gente usa pra fazer bolo e uns nem precisam de fermento, como os de hoje.
OS INGREDIENTES
Pra fazer a receita do waffle de hoje, a gente precisa de:
- farinha de trigo;
- açúcar;
- ovo;
- leite (pode ser sem lactose);
- manteiga;
- rum;
- essência natural de baunilha (que tal preparar a sua essência natural caseira?);
- sal;
- açúcar de confeiteiro pra polvilhar.
O rum deixa a massa mais gostosa e o sabor fica tão delicado que quase não dá pra perceber que a receita teve álcool como ingrediente. Mas ele faz bastante diferença, vale a pena experimentar. E se não tiver rum, use conhaque ou vinho do Porto.
A baunilha faz parte da receita de um jeito delicioso, dá aquele perfume irresistível que só ela tem. Se você gosta de baunilha, acho que vai gostar do nosso post essências naturais caseiras. No post, dá pra aprender a preparar de um jeito muito fácil tanto a essência de baunilha como várias outras.
O PREPARO
A massa é bem simples de preparar, só misturar tudo com um batedor de arame, nem precisa de batedeira.
Pra fazer os waffles você vai precisar de uma waffleira, que pode ser simples como uma prensa pra tostex, só que quadriculada, ou elétrica.
Na casa da fazenda, eu tenho uma prensa comum pra fazer os waffles direto sobre a chama do fogão.
Dá certíssimo, basta controlar a intensidade do fogo, pois no fogo baixo o waffle não doura e fica pesado, e no alto demais ele queima por fora e fica cru por dentro, e virar de vez em quando pra ele cozinhar dos dois lados por igual.
O processo costuma ser um pouco demorado e a gente tem que ficar de olho, mas nada de complicado.
Mas se você adora waffles, vale investir numa uma waffleira elétrica, que faz tudo quase que sozinha e com rapidez. Como elas costumam ter regulagem de cor e textura, cada um escolhe se quer waffles mais ou menos dourados ou mais macios ou com bastante casquinha e não tem erro.
O calor vem por baixo e por cima, a gente nem precisa virar, e elas ainda apitam ou acendem luz verde quando os waffles chegam ao ponto escolhido. Quer dizer, a máquina faz tudo e a gente pode fazer outras coisas enquanto os waffles cozinham.
Importante: mesmo a waffleira com revestimento anti-aderente merece uma boa pincelada de manteiga no dois lados das grades pra evitar que os waffles grudem. Depois de uma ou duas rodadas, a massa não costuma grudar mais.
A receita rende mais ou menos 12 unidades, mas é uma medida aproximada, pois tudo depende da capacidade das prensas e waffleiras.
Umas têm cavidade pra um ou dois waffles, umas até pra quatro ou seis divisões. Umas são redondas, outras são quadrada e outras têm formatos diferentes.
PRA SERVIR
Os waffles vão bem num café da manhã, num lanche, num brunch e até na hora da sobremesa, e isso tanto no dia a dia, como pra receber em casa.
A polvilhada com acúcar de confeiteiro é clássica, gostosa e dá um efeito lindo.
Eles vão bem com com mel, melado, maple, geleia caseira de amora e framboesa, geleia de maçã caseira, geleia de jabuticaba, ricota fresca cremosa, pasta de chocolate com castanha de caju caseira, pasta caseira de avelã e chocolate, requeijão, manteiga e frutas frescas.
Como sobremesa, eu costumo servir com creme chantilly caseiro ou com o sorvete de baunilha de verdade.
PRA FACILITAR A VIDA
Costumo deixar um tanto de massa pronta na geladeira por até três dias e finalizar na hora de servir. Os que sobram poder ser aquecidos na torradeira e continuam deliciosos no dia seguinte.
INGREDIENTES
- 4 xícaras de farinha de trigo (480 g)
- 2 xícaras de açúcar (300 g)
- 6 ovos
- 1 xícara de leite (240 ml)
- 1 colher (sopa) de rum (15 ml)
- 1 colher (sopa) de essência de baunilha (15 ml)
- 100 g de manteiga derretida
- ½ colher (chá) de sal
- Açúcar de confeiteiro para polvilhar
- manteiga pra untar
Preparo
- Numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar e uma pitada de sal. Faça uma cavidade no centro e nela coloque os ovos, o leite, o rum e a baunilha.
- Com batedor de arame em movimentos circulares, misture os ingredientes aos poucos até obter uma massa lisa. Junte a manteiga derretida, misture de novo, cubra com um pano e deixe descansar por 1 hora pra conseguir waffles mais leves. Se quiser, prepare com até 24 horas de antecedência e guarde na geladeira.
- Aqueça uma prensa para waffle sobre a chama do fogão, pincele as cavidades com manteiga, preencha com mais ou menos ½ xícara de massa por waffle e feche. A quantidade de massa por cavidade depende do modelo da sua prensa, umas são maiores, outras menores. Não exagere na quantidade de massa, pois ela cresce e pode vazar.
- Abaixe o fogo, deixe dourar por 5min de cada lado abrindo na metade do tempo pra conferir se o waffle já está se soltando da prensa e dourando bem. Passe os waffles prontos pra um prato e repita até a massa terminar, untando com mais manteiga se for preciso (normalmente, os primeiras pedem um pouco de manteiga, depois a prensa vai ficando mais engordurada e a massa nem gruda mais).
- Se estiver usando uma waffleira a tarefa será muito mais simples, basta colocar o plug na tomada, esperar o sinal dizendo que ela está quente, girar o botão que controla a textura e a cor, pincelar as cavidades com manteiga só na primeira rodada, já que o revestimento antiaderente costuma ser eficiente, colocar a massa, fechar, esperar o aviso de pronto, transferir os waffles prontos pra um prato e preparar os restantes.
- Sirva em seguida com uma polvilhada de açúcar de confeiteiro.
Sirva com mel, melado, geleias como geleia caseira de amora e framboesa, geleia de maçã simples, geleia de jabuticaba, ricota fresca cremosa, pasta de chocolate com castanha de caju caseira, pasta caseira de avelã e chocolate, requeijão, manteiga, frutas frescas com creme chantilly caseiro e sorvete, como o sorvete de baunilha de verdade.
NOTAS
Eles vão bem no café da manhã, no lanche ou na hora da sobremesa. No dia seguinte, dá pra aquecer o waffle que sobrar na torradeira.
43 Comentários
Comprei agora uma wafleira, Mallory do mickey, mas ela demora muito , é normal? Outra coisa coloco fermento na minha receita, ela é líquida e vi que a sua e quem massa para pão?
Oi, Elisabete! Cada modelo de waffleira tem o seu tempo, então não sei te dizer se é normal. Quanto a receita, existem várias, algumas com fermento e outras não, mas garanto que dá certo! Beijos
Adoreeeeeei! Fiz e ficou maravilhosa!!! mesmo não deixando descansar. Melhor waffle que já fiz!
Oi, Clarisse! Que coisa boa, fiquei muito feliz! Bjs
Oi Heloisa, boa tarde! Pode ser usado qualquer rum?
Oi, Isa! Pode sim. Bjs
Não leva fermento?
Oi, Simone! Não vai fermento mesmo… Bjs
O meu ficou Mara tb! Coloquei cointreau no lugar do rum, pq eu não tinha. Demais de bom!
Oi, Ka! Deve ter ficado uma delícia! bjs
Bom dia. Tenho a ideia de vender waffles. Gostava de saber se essa massa pode ser conservada durante o dia e, à medida que o cliente vai chegando ainda estará boa ou seja, não vai perder a qualidade.
Obrigada
Oi, Ana! Não fiz testes pensando em vendas ou em conservação da massa para tal finalidade, mas já fiz a massa na véspera e usei no dia seguinte e o resultado foi muito bom! bjs
Olá!!!!
Gostaria de saber se tem diferença entre usar margarina no lugar da manteiga.
Muito obrigada e tenha um Feliz Ano Novo.
Lana
Oi, Lana! Feliz 2020! Dá pra usar margarina, só que ela funciona apenas como um óleo, dá maciez à massa, mas não da sabor e não carameliza em contato com o açúcar dando crosta irresistível. Só penso em usar margarina 100% vegetal quando cozinho pra veganos e pessoas com alergias e intolerâncias graves aos laticínios e à lactose. Tirando isso, uso manteiga sempre. Espero ter ajudado! bjs
Olá, tudo bem fazer a receita sem o fim?
Rum*
Boa dia Elaine! o rum dá sabor à receita, mas pode ser deixado de lado. Abraços, Helô (conte depois pra gente como ficou)
Gostaria de aprender a melhor receita de gofre de bruxelas, aqui se vendem em feiras, mas não dão receita. Alguém sabe explicar?
Alice, boa tarde! Essa receita do ” waffle de antigamente” tem sabor bem semelhante aos gauffres de Bruxelas, que tëm sempre baunilha. Há, no site, uma outra receita ” waffles mais leves”, que são mais fofinhos. Experimente e depois conte pra gente.
Abraços, Helô
Oi gostaria de saber se posso fazer no liquidificador?
Marina, boa tarde!
Poder até pode, mas não são todos os liquidificadores que batem bem 4 xícaras de farinha. Como a mistura é pesada, é mais simples bater numa tigela com o batedor. Também funciona usar batedeira.
Abraços, Ana e Helô
Por favor, você pode me indicar uma máquina de waffle caseira q seja boa para que o waffle fique crocante por fora? Ouvi dizer q tem q ser mais de mil de potência, é que boa seria cuisinart! Obrigada
Silvia, boa noite!
Quanto maior a potência, mais rápida e eficiente será a máquina.
Temos aqui uma da cuisinart, é muito boa, os waffles ficam deliciosos. Ela tem regulagem de 1 a 6 para casquinha por fora, mais ou menos crocante e funciona muito bem. Usamos muito para o dia a dia.
A britânia e a cadence têm opções com preços bons e funcionam também.
Depois conte pra gente.
Abraços, Ana e Helô
Fiz essa receita e ela é perfeita! Os waffles ficaram saborosos demais. A melhor receita que encontrei. O pessoal aqui em casa amou Grata por compartilhar essa maravilha ❤️
Thaís, boa noite!
Que gostoso saber que você gostou da receita e que ela fez tamanho sucesso que já passou a fazer parte da sua cozinha.
Conte sempre com a gente e siga acompanhando o nosso site, pois receitas, dicas, histórias e fotos apetitosas não faltam por aqui.
Abraços, Ana e Helô
Bom dia Helo.
Nossa estou a procura de uma massa que não fique com gosto de farinha
Vou testar a sua. Voce acha que posso fazer somente metade? Ta tentou dessa forma?
Oi Vanessa, boa tarde!
A gente aqui em casa faz bastante essa receita e todos gostam.
Pode sim fazer metade.
Conte depois pra gente.
Abraços, Ana e Helô
Boa tarde, Heloísa Bacellar!
Gostaria, se possível, que me informasse onde comprar e, qual o modelo e marca para fazer o melhor investimento. AMO waffles mas nunca tive waffleira em casa, então, quero muito fazer esse investimento. Gratidão pelas receitas compartilhadas!!!!
Marcelo, boa tarde!
Não tenho como te dizer ao certo quais as marcas com boa relação custo benefício. A nossa é cuisinart, mas já tem uns 8 anos. Conheço uma pessoa que tem uma da Tramontina e adora, mas ela tem preço mais elevado. Da Oster também tive boas recomendações.
Abraços, Heloisa
Boa noite,td bem?
Por quanto da pra vender um waffle???
Maura, boa noite!
Muito difícil estimar o valor de venda sem analisar várias questões. Os cálculos dependem de vários fatores, como escolha do seu público e, diante da escolha, seleção dos ingredientes, a forma de produção, escolha de embalagens, forma de distribuição até chegar ao valor de custo e estimar o valor de venda com lucro. Na Eduk, há vários cursos focados em ensinar a formular preços. Talvez seja a melhor forma de aprender a precificar.
Esperamos ter ajudado.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Eu não tenho weiffeira, posso fazer na frigideira ante aderente?
Neusa, bom dia!
Infelizmente, sem a waffleira a massa fica pesada, são os quadradinhos em relevo que conseguem deixar a textura correta. Fizemos o teste da frigideira e não ficou bom.
Veja se consegue ao menos uma waffleira simples, com a de tostex.
Conte sempre com a gente e continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Estava procurando uma receita nas waffes vi a sua gostei mas ficou uma dúvida não vai nenhum tipo de fermento?
Maria Emília, boa tarde!
Não vai fermento mesmo, por isso é que a waffleira é importante. Sem ela a massa fica pesada.
Abraços, Ana e Helô
Adorei a receita, melhor receita de waffles que já vi! Só não coloquei o rum porque não tinha. Você recomenda outras bebidas que possam ser incorporadas pra dar sabor?
Obrigada pela partilha.
Luiza, bom dia!
Obrigada pelo carinho! Muito bom saber que você preparou os waffles, gostou e que eles agora já fazem parte da sua cozinha.
Use metade da quantidade de conhaque, de vinho do porto ou de algum licor claro, ou simplesmente capriche na essência, que pode ser de baunilha, laranja ou amêndoas. Dê uma olhada no post Essências incríveis, acho que vai gostar.
Desculpas pela demora na resposta, mas a Ana, minha filha e companheira de tudo e que fazia todas as fotos do Na Cozinha da Helô, não estava bem e faleceu há uns 15 dias.
Continue aqui com a gente.
Abraços, Helô
Oiii! Não tenho rum. Posso usar o conhaque no lugar ?
Andressa, boa noite!
Pode sim! A gente usa o que se tem em casa!!!
Conte depois como ficou.
Abraços, Helô
Oi,não leva fermento?
OI Nely boa noite!
Desculpas pela demora na resposta. Não leva fermento, a leveza vem das claras.
Abraços, Helô
Oi Heloísa. Bom dia! Não posso usar a farinha de trigo por causa do glúten, vc já tentou fazer com outros tipos de farinha sem glúten? Tem alguma ideia de qual poderia usar pra ficar bom nessa receita? Obrigada
Oi Vivi, bom dia!
Difícil, né? As dificuldades com consumo do glúten limitam bastante, mas a gente vai criando.
Não existe uma farinha que sozinha substitua o trigo, que tem características muito especiais de estrutura e elasticidade das massas. Só mesmo misturas de farinhas de arroz, polvilhos, féculas de batata, amido de milho conseguem dar efeitos parecidos.
Estou preparando um super post sobre o tema, com misturas específicas para bolos, biscoitos e pães, pois cada tipo de receita precisa de características diferentes. Só trocar o trigo por arroz ou por maisena não funciona mesmo.
Por enquanto, o mais fácil é usar alguma mistura pronta.
VOu correr com o post, prometo.
Vá acompanhando por aqui e pelo Instragram.
Beijo, Helô