RECEITA DE BOLO DE BATATA DOCE DE LIQUIDIFICADOR
O bolo rapidinho de batata-doce fica pronto mesmo em pouco tempo, é muito simples de preparar e, claro, tem tudo a ver com café da manhã e lanche do dia a dia. Mas também vai bem num momento mais especial, principalmente numa festa junina.
É um bolo fácil de fazer, daqueles que a gente prepara bem rápido, só o tempo de separar os ingredientes, bater no liquidificador, colocar na fôrma e assar.
O processo é o mesmo do bolo de cenoura de todo dia, só que nem calda esse leva, quer dizer, mais fácil ainda. Como acontece com o de cenoura, o de batata doce também fica fofinho e com o leve puxa-puxa delicioso (isso acontece com bolos que levam frutas como base, como o bolo de morango que é puro morango e o bolo paraense de cupuaçu com geleia de cupuaçu).
Faço esse bolo há muitos anos, nem me lembro com quem aprendi a fazer, e adoro. Sempre aproveito a época da colheita da batata doce na fazenda pra matar a vontade (mas também acontece de comprar batata doce quando a de casa acaba).
Um bolo bem caseiro que vai muito bem com um cafezinho. Simples assim.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes é pequena e quase todo mundo tem em casa:
- Batata doce crua (usei a amarelada, mas já fiz muitas vezes com a branca);
- ovo;
- óleo;
- leite;
- essência natural de baunilha (ensino como fazer a sua no post essência de baunilha caseira);
- açúcar;
- canela;
- raspas de limão;
- farinha de trigo;
- fermento em pó;
- manteiga pra untar (ou desmoldante pra facilitar a vida).
Se tem um ingrediente fácil de achar é batata doce, qualquer mercado tem e isso durante o ano todo. Hoje tem a branca e a amarelada com casca branca e com casca rosada, a laranja de casca mais escura e, em alguns meses, a roxa (é linda de morrer). Pro bolo de hoje, usei a de casca branca com polpa amarelada que colhi aqui em casa, mas dá pra usar a que tiver por perto.
Pra aromatizar, usei baunilha, canela e raspas de limão, mas dá pra usar raspas de laranja, erva-doce (delícia), noz-moscada, cravo em pó, o que quiser.
A receita segue o mesmo princípio daquela do bolo de cenoura, mas tem umas diferenças nas proporções, pois a batata doce não se transforma em suco como a cenoura e é mais polpuda, com isso, é preciso acrescentar líquido (aqui leite).
Pra servir numa festa junina, só cortar em fatias, espalhar num prato ou numa peneira. Sucesso garantido.
O preparo é muito rápido, mesmo. Dá tempo de preparar a fôrma e a massa enquanto o forno aquece a uns 180ºC (médio).
O único trabalho é preparar a batata doce, que vai crua na receita, mas isso é bem simples. Eu descasco e ralo usando o ralador grosso e já coloco no liquidificador com os outros ingredientes úmidos pra evitar que ela oxide rápido e escureça.
Bom saber que tem gente que pica a batata-doce em cubos médios ou pequenos, mas acho que ralando a massa fica mais uniforme (além de dar uma ajuda pro liquidificador).
Com a batata ralada, o restante do preparo é rapidíssimo: bato a batata doce com os ovos, o óleo, o leite e o açúcar no liquidificador por uns 2 minutos, ou até virar um creme liso, depois junto a canela, as raspas de limão, a farinha e o fermento e bato por mais uns segundos, só mesmo até conseguir uma massa homogênea.
Transfiro a massa pra uma fôrma média já untada com manteiga e polvilhada com farinha e asso por uns 45 minutos, até o bolo firmar, crescer, dourar e soltar das laterais (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo).
Deixo amornar por uns 15 minutos e desenformo, espero esfriar por uns 45 minutos, polvilho com açúcar e canela e sirvo com café (mas também pode ser chá, suco ou quentão na festa junina). O bolo fica bem por uns dois dias, depois começa a secar.
Gosta de batata doce? Aqui Na Cozinha da Helô tem: quadradinhos de batata doce de festa junina, rodelas de batata-doce com crosta de parmesão e, pra fazer um purê delicioso, basta seguir a receita do purê de batata simples trocando a batata comum pela doce (e por qualquer uma delas).
Gosta de batata doce? Aqui Na Cozinha da Helô tem: Quadradinhos de batata doce de festa junina, rodelas de batata-doce com crosta de parmesão e, pra fazer um purê delicioso, basta seguir a receita do purê de batata simples trocando a batata comum pela doce (e por qualquer uma delas). Um bolo rápido e simples de fazer, perfeito pra servir no café da manhã ou no lanche do dia a dia.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS