RECEITA DE CRUMBLE DE ABÓBORA COM COCO
Esse crumble de abóbora com coco, castanha e semente de abóbora fica uma delícia e é perfeito pra quem gosta de doce de abóbora, mas quer variar.
Eu, que adoro crostas e sempre gostei de crumbles das frutas mais variadas. Num dia em que eu tinha muita abóbora em casa e precisava inventar alguma sobremesa diferente, acabei fazendo esse crumble, e gostei tanto que anotei a receita e já fiz muitas outras vezes.
A farofa do crumble é clássica e, com uma ou outra diferença, aparece nas receitas do como fazer crumble de maçã delicioso, que é uma das minhas receitas preferidas, e do crumble de amora.
Fiz um docinho de abóbora com coco pra servir de base e, como cobertura, usei castanha-do-Brasil/Pará e semente de abóbora torrada e salgada, que tem tudo a ver com a receita com abóbora, mas dá pra usar qualquer outra noz ou castanha.
Atalho: pra ganhar tempo e transformar a sobremesa em rapidíssima, use como base 1 e 1/2 xícara de chá de doce de abóbora com coco simples (ou use um doce pronto, junte coco se for preciso) e só espalhe a cobertura por cima.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes:
- abóbora madura já descascada;
- água;
- açúcar;
- canela em pau;
- coco ralado;
- farinha de trigo;
- sal;
- manteiga (ou óleo de coco);
- castanha-do-Brasil/Pará;
- semente de abóbora torrada e salgada;
- coco seco ralado.
Use a abóbora madura que tiver por perto. Pra doce, gosto das abóboras menina ou de pescoço e da moranga.
Pra fazer a base do crumble, eu preparei um doce de abóbora bem rápido e simples.
Misturei numa panela média a abóbora, a água, o açúcar e a canela e cozinhei em fogo baixo até a abóbora ficar macia e o doce começar encorpar e brilhar. Então juntei o coco, deixei ferver por mais uns 5 minutos, retirei do fogo e deixei amornar.
Enquanto isso, eu aqueci o forno a 200ºC (alto) e untei com manteiga 6 refratários individuais. Mas também já fiz o crumble num refratário médio pra cada um pegar a sua colherada do doce.
Pra crosta, eu misturei numa tigela a farinha, o açúcar e o sal, depois juntei a manteiga e esfarelei bem até conseguir uma farofa grossa. Misturei a castanha, a semente e o coco e espalhei sobre a camada de abóbora.
Levei pro forno e assei por uns 30 minutos, até que conseguir uma crosta dourada.
Dei os tempos da receita pensando em preparar o doce da abóbora e assar com calma, mas o tempo pode mudar um tanto se o doce de abóbora já estiver pronto e se o tamanho do refratário mudar.
SERVIR
Com sorvete o crumble fica bom, mas com uma super colherada de iogurte cremoso ele fica ainda melhor.
Ah, experimentei a receita com óleo de coco no lugar da manteiga e ficou muito gostosa, perfeita pros veganos e intolerantes à lactose.
Outras receitas com abóbora: pão de abóbora delicioso, abóbora de forno com ervas e abóbora cabotiá caramelizada com laranja e azeite.
Base de abóbora Crosta Se quiser, prepare o crumble num refratário médio e cada um se serve. Outras receitas com abóbora: doce de abóbora com coco, pão de abóbora delicioso e abóbora de forno com ervas. Pra ganhar tempo, use doce de abóbora com coco de base, fica só a cobertura pra fazer na hora.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS