RECEITA DE MOLHO DE GORGONZOLA E CASTANHA
Esse molho cremoso de gorgonzola e castanha com alecrim é delicioso, fácil de preparar e faz sucesso gigante.
Já fiz a receita nem sei quantas mil vezes, ensinei em aulas no Atelier Gourmand logo no início, lá pra 2000, e em alguns workshops e está num capítulo do livro Cozinhando para Amigos (2005). E já explico: fiz mil vezes com nozes comuns, até que comecei a variar e usar também a pecan ou a castanha-do-Brasil ou Pará, e hoje preparo o creme com a que tenho por perto.
A receita é versátil e vai bem acompanhando muitas preparações.
Adoro servir o molho com massas, polenta cremosa simples, arroz integral com cogumelos e cebola caramelizada, terrine de grãos com frutos secos e cogumelos, frango assado delicioso e fácil de preparar, batata cozida ou assada, carnes e aves grelhadas ou assadas, batata cozida ou assada (tanto comum, como doce), grãos cozidos (arroz integral e cevadinha) e carnes e aves grelhadas ou assadas.
Uma receita sem glúten, vegetariana e que deixa qualquer refeição mais chiquezinha.
INGREDIENTES
A lista de ingredientes é pequena:
- manteiga;
- castanha-do-Brasil/Pará ou nozes comuns ou pecans;
- alecrim;
- queijo gorgonzola ou roquefort ou outro queijo azul;
- creme de leite.
Capriche no queijo, ele faz toda a diferença no molho. Um queijo sem graça, vai dar um molho sem graça, não tem milagre.
Com creme de leite fresco o molho fica mais cremoso e aveludado, pois dá pra deixar ferver por uns 3 minutos, que é o tempo necessário pro queijo derreter e o molho encorpar. Na falta do fresco, da pra usar o da lata ou da caixinha, só deixar em fogo baixo, sem ferver pra valer, o tempo necessário pro queijo derreter.
DICAS DE PREPARO
O preparo é muito simples e rápido, de fogo são mais ou menos 10 minutos. Mas tem um truque pra conseguir um molho saboroso pra valer e com aroma intenso das nozes e do alecrim e vou te ensinar.
Eu aqueço a manteiga com as nozes e o alecrim até que eles perfumem bem e as nozes comecem a dourar. É importante mexer pra evitar que elas dourem demais, comecem a queimar e a amargar.
Em seguida, só juntar o queijo, o creme de leite e esperar o queijo derreter e o molho dar uma leve engrossada, só mesmo até cobrir o dorso da colher.
Pra variar, junto com o queijo, já acrescentei 1/4 de xícara de uva passa escura ou uns 5 damascos ou 5 tâmaras picadinhos e o molho também ficou muito bom.
E se sobrar? Com pão fresco ou torrado é uma delícia.
O molho fica delicioso com Como fazer polenta cremosa simples, arroz integral com cogumelos e cebola caramelizada, terrine de grãos com frutos secos e cogumelos, frango assado delicioso e fácil de preparar, batata cozida ou assada, carnes e aves grelhadas ou assadas. Pra variar, junto com o queijo, já acrescentei 1/4 de xícara de uva passa escura ou uns 5 damascos ou 5 tâmaras picadinhos e o molho também ficou muito bom.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS