RECEITA FÁCIL DE BOLO DE NOZES
Precisa preparar um bolo pra ficar pronto pra servir em 2 horas, já contando 1 hora pra esfriar, que seja fácil de fazer e, ainda por cima, de nozes? Essa receita de bolo de nozes e iogurte de liquidificador é assim!
Com as nozes, que dão aquele ar chiquezinho e especial à receita, o bolo faz ainda mais bonito em qualquer mesa, tanto no dia a dia, como num momento mais especial.
Pode ser num café da manhã ou num brunch, acompanhando um café ou um chá e até como sobremesa.
PRA PRESENTEAR: UM MIMO LINDO
Ele faz tanto sucesso que, nem sei quantas vezes, preparei o bolo, embrulhei com papel celofane ou com papel manteiga, fechei com um laço de fita e dei de presente. Pode ser presente de aniversário, de Natal ou só mesmo pra deixar alguém feliz do nada.
Quanto à fita, eu sempre tenho algum pedaço em casa, pois aprendi com a minha avó a guardar numa latinha todas as fitas que aparecem pra usar quando precisar. Na falta de fita, só usar um pedaço de barbante. E também da pra colocar um cartãozinho com o nome do bolo e até com a receita anotadinha atrás.
AS NOZES
Quanto às nozes, como elas serão trituradas, eu aproveito pra aquelas já quebradas em pedaços menores e com preço melhor. Deixo pra gastar com as grandes pras receitas que pedem pedaços lindos, como pro camafeu de nozes.
A regra é sempre a mesma: as nozes e castanhas têm que estar saborosas, perfumadas, crocantes e frescas, as velhas podem ter aquele gosto rançoso e até amargo.
Tanto pelo preço, como pra garantir o frescor, eu gosto de comprar daqueles empórios grandes que vendem produtos naturais, cereais, grãos e frutos secos em geral pra varejo e atacado e hoje são comuns em muitas cidades e na internet, com entrega pro Brasil inteiro.
Pra variar, substitua as nozes comuns por pecãs, amêndoas, castanhas de caju e do Brasil/Pará, avelãs ou uma mistura delas. O bolo fica delicioso com qualquer uma delas. Ah, se você gosta de pecãs, acho que poderia experimentar a receita da torta de pecãs.
Foi isso que fiz há uns dias com ingredientes muito incríveis da Torió que a querida Anna Guasti me mandou: um bolo de castanha com cumaru e chocolate com guaraná mostrando, como dizem eles, os caminhos da Amazônia, e que ficou um luxo só.
Comecei com a receita de hoje, não mexi em farinha, açúcar, ovo, iogurte e fermento, só que:
- troquei o óleo vegetal comum pelo extravirgem premium de castanha do Brasil;
- no lugar das nozes, usei 1/2 de xícara da castanha já moída da Toiró e ¾ de xícara de castanha do Brasil quebrada;
- deixei de lado a baunilha e as raspas de limão e acrescentei umas gotas do óleo de cumaru (mas podem usei umas gotas do óleo de cumaru (na falta do óleo dá pra usar umas raspas de semente);
- acrescentei 50 g de chocolate com castanha e guaraná crocante ralado grosso.
O método: como não precisava bater as castanhas porque uma parte já era moída, nem liquidificador use, misturei tudo com uma espátula numa tigela, depois coloquei na fôrma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Se as castanhas forem inteiras, bata no liquidificador pra conseguir que ela fique grosseiramente triturada.
RECEITA DE LIQUIDIFICADOR
O liquidificador resolve tudo! Começo batendo as nozes com o açúcar pra triturar, só até virar uma farofa grossa, não é pra ficar uma pasta.
Depois junto os ingredientes restantes, bato até conseguir uma massa homogênea, mas ainda com uns pedacinhos, despejo na fôrma preparada, asso e, em no máximo 45 minutos, tenho um bolo saindo do forno.
Eu, que amo bolo de qualquer jeito, às vezes espero 10 minutos pra amornar um tiquinho, desenformo e já como uma fatia. Quando resisto, deixo o bolo descansar por 1 hora, até chegar à temperatura ambiente, e sirvo.
Como sobremesa
Com calda rapidinha de chocolate, creme chantilly caseiro, baba de moça tradicional, iogurte cremoso ou com uma bola de sorvete de baunilha de verdade o bolo se transforma numa sobremesa e tanto.
Com calda rapidinha de chocolate, creme chantilly caseiro, baba de moça tradicional, iogurte cremoso ou com uma bola de sorvete de baunilha de verdade o bolo se transforma numa sobremesa e tanto. Pra variar, faça a mesma receita com outras castanhas no lugar das nozes. Um bolo perfeito pra presentear.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
16 Comentários
AMO suas receitas.! Uma lástima que eu more tão longe senão iria lhe visitar todo dia…
Oi! Espero que com as receitas você sinta que estamos mais perto! Bj
Bom dia! Muito frio em São Paulo e esse bolinho está me chamando!!! Você saberia me dizer quantos gramas de iogurte em 1 e 1\4 de copo??? E se usar extrato no lugar da essência, pode ser a mesma quantidade? Muito obrigada!!
Eduarda, boa noite!
Um bolo gostoso sempre cai bem e quando bate aquele friozinho a fatia de bolo fica ainda melhor.
O iogurte é um problema: há uns anos, os copinhos costumavam ter 200 g, depois diminuíram pra 170 g e hoje há os de 170 g e também uns de 140 g. Pra complicar, os iogurtes mais líquidos costumam indicar ml e os mais pastosos vêm em gramas. Como os pastosos também variam bastante em consistência, com mais ou menos soro, a gente concluiu que o mais simples seria medir o iogurte numa xícara para ter o volume equivalente a 240 ml. Pensando que 1 copinho de 170 é suficiente pra preencher de 2/3 a 3/4 da xícara, o ideal é ter mais um copinho de iogurte pra conseguir uma xícara inteira de iogurte.
Quanto à baunilha: pode ser extrato sim, mas vale a pena você comprar uma fava e preparar a receita que está no post “essências incríveis”. A essência fica deliciosa, é 100% natural e rende bastante.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Qtos litros deve ter o liquidificador? Acho que não cabe todos os ingredientes no meu copo. Posso bater em 2x , colocar num recipiente e misturar o fermento na mão? Será que dá certo?
que ter o
Claudia, boa noite!
O liquidificador que usamos aqui é comum, com copo de mais ou menos 1,5L.
Se você achar que ficará justo, bata tudo menos a farinha e o fermento no liquidificador e misture esses 2 ingredientes com uma espátula. Ou pode bater em 2 vezes.
Conte depois como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Oi Helo,acho que não cabe td no copo do meu liquidificador, posso bater em 2x e depois misturar o fermento numa tigela?
Pode sim!
Fiz e amei. O toque do limão fez a diferença.
Stefania, boa noite!
Bom saber que você gostou do bolo de nozes. É fácil de fazer, saboroso e com aquela textura deliciosa de nozes e castanhas em geral. O toque do limão faz a diferença.
Continue aqui com a gente!
Abraços, Ana e Helô
Eu vou fazer porque tenho nozes que ganhei um poucos antes do Natal, mas não vou bater a farinha e o fermento no liquidificador para não ativar o glúten da farinha 😉
Marcus, bom dia!
Acho que você vai gostar do bolo.
Como a receita é pequena e o processo no liquidificador é bem rapidinho, não faz muita diferença, mas finalize na tigela se preferir.
Abraçø, Helô
O iogurte pode ser substituído por leite imtegral?
Marcus, bom dia!
Você pode substituir o iogurte sim, faço desse jeito: misturo 200ml de leite com 1 colher (sopa) de suco de limão, deixo descansar por 5 minutos e uso.
Dá certo!
Abraço, Helô
Maravilhoso. Fiz e foi um sucesso. Receita muito boa. Obrigada por compartilhar receitas tão incríveis.
Gisela, obrigada pelo carinho!! Feliz em saber que a receita agora já faz parte da sua cozinha, beijo, Helô