RECEITA DE CANJICA DE AMENDOIM
Adoro essa receita decanjica cremosa com amendoim de festa junina, mas que também pode ser pra qualquer tempo do ano, não precisa esperar por junho.
E eu, que amo o tempo das festas juninas e as receitas que costumam fazer parte dessas festas, aproveito pra fazer e comer muita canjica no café da manhã, no lanche ou na hora da sobremesa.
Acho que canjica é aquele doce quentinho e que cai bem nos dias mais frios com perfeição, é puro aconchego. Mas ela também vai bem em temperatura ambiente. Na fazenda, costumo fazer canjica no meu fogão a lenha, deixar no cantinho pra manter o caldeirão aquecido e vou comendo aos poucos ao longo do dia.
E faço a receita de hoje, com amendoim, e faço a canjica de laranja, que é deliciosa e perfeita pra aproveitar o tempo dos cítricos que começa no outono e vai até o fim do inverno.
INGREDIENTES E PREPARO
Milho branco é o ingrediente principal da canjica e ele é bem simples de encontrar em qualquer mercado. No Nordeste, ele aparece sempre, no sudeste nem tanto, ele fica meio escondido nas prateleiras durante vários meses e vem com tudo em junho.
Pra completar a receita, a gente só precisa de água, leite, leite de coco, cravo, canela, açúcar e amendoim torrado moído..
Fui pra cozinha querendo conferir a importância de deixar o milho de molho por umas 12 horas e pra conferir o tempo médio de cozimento panela de pressão.
Resultados: o molho, fora da geladeira, de 6 até 12 horas, realmente faz com que os grãos fiquem macios e a canjica fica cremosa; e a panela de pressão cozinha o milho em menos tempo e de um jeito uniforme, vale a pena usar.
Depois do tempo de repouso na água, eu coloquei o milho com a água do molho e canela na panela de pressão e cozinhei por mais ou menos 1 hora, até o milho ficar bem macio. Então, juntei o leite de coco, o leite, açúcar e, sem a tampa da pressão, cozinhei em fogo baixo por mais uns 30 minutos, até o leite engrossar bem e cobrir o dorso da colher. Descartei a canela, juntei o amendoim, deixei ferver por 1 minuto e pronto.
Testando, conferi que, se for pra guardar a canjica e servir no dia seguinte, o ponto é esse, pois ela engrossa bastante quando esfria. Se for pra servir na hora, melhor cozinhar por mais uns 15 minutos pra encorpar.
A canjica pronta fica perfeita por até 3 dias na geladeira. Antes de servir, só aquecer e acertar a consistência com um pouco de leite, pois ela naturalmente encorpa muito quando descansa.
Classifiquei a receita como um pouco trabalhosa pensando em que a gente tem que se programar pra deixar de molho e depois cozinhar, mas ela é simples de fazer.
Que tal preparar uma festa junina em casa, mesmo que só pras pessoas bem próximas? Dá pra improvisar umas bandeirinhas, arrumar uma mesa colorida, preparar umas quatro ou cinco receitas e ter um arraial divertido.
Algumas ideias: vinho quente bem perfumado e saboroso, bolinho de carne delicioso, cuscuz rapidinho de camarão e palmito na panela e doce de abóbora com coco simples.
Outras receitas juninas gostosas: vinho quente bem perfumado e saboroso, cuscuz rapidinho de camarão e palmito na panela, bolinho de carne delicioso e doce de abóbora com coco simples Se preparar na véspera, deixe a canjica na geladeira e aqueça antes de servir. Como ela encorpa muito quando esfria, com certeza será preciso juntar um pouco de água ou de leite pra acertar a consistência na hora de aquecer.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
Melhor receita de cangica da vida! Em 1 semana tive que fazer 2 vezes. Simplesmente some da geladeira. Pouco açúcar, sem condensado e mesmo assim um caldo espessado. Na primeira vez coloquei 1/2 xic ninho no final. Tb ficou bom.
Ana, bom dia! Que delícia saber que você gostou tanto e que a receita já virou de casa.
Abraço e conte sempre comigo, Helô