SUFLÊ DE QUEIJO MEIA-CURA
Que tal preparar o suflezinho cremoso de queijo meia-cura e cheiro verde pro almoço ou pro jantar? É um suflê simples de queijo meia-cura, ou Canastra ou do queijo que quiser, que vai bem no dia a dia pra uma refeição mais chiquezinha ou pra receber de um jeito gostoso, descontraído e descomplicado. A receita é tão simples que, num dos meus livros, chamei até de potinho cremoso e não de suflê.
Na verdade, além de fácil de fazer, a receita é muito prática, pois dá pra fazer e servir em seguida, mas também dá pra preparar com antecedência e finalizar antes de servir.
Fiz esse suflê fácil nem sei quantas vezes na vida e não me canso. No Lá da Venda, virava e mexia eu colocava o potinho de queijo como sugestão da Helô e o sucesso era sempre gigante.
E também dei a receita em aulas no Atelier Gourmand, em workshops e no meu livro Brasil à mesa, Cozinhando para Amigos 4. Quer dizer, faz parte da lista das receitas que eu gosto pra valer.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes é simples de providenciar:
- manteiga;
- farinha de trigo;
- leite;
- alho;
- mostarda de Dijon;
- cheiro verde;
- queijo meia-cura ou outro queijo saboroso que rale bem;
- ovo;
- fermento em pó;
- sal e pimenta-do-reino;
- manteiga pra untar e farinha de rosca pra polvilhar.
A mistura de manteiga e farinha faz o roux, que engrossa o leite e dá o molho branco, ou béchamel, que é a base o suflê. Pra deixar o suflê mais temperado, a receita leva alho, mostarda Dijon, ou a que quiser e tiver por perto, e ervas frescas.
As ervas dão sabor, aroma e uma pintadinho esverdeado que eu acho lindo. Gosto de usar cebolinha e a salsinha, ou só cebolinha, mas já usei sálvia ou alecrim com queijos mais intensos e ficou bem bom.
Quanto ao queijo, o que importa é usar um queijo bem gostoso e que rale bem. Muitas vezes, uso um mineiro meia-cura ou curado, daqueles bem saborosos. Um Canastra delicioso dá um suflê delcioso e era com ele que eu fazia a receita no Lá da Venda, já que a gente também usava pro pão de queijo.
Mas já fiz a receita com outros queijos brasileiros artesanais e incríveis, e também com queijo reino, parmesão, provolone, queijo de cabra mais firme, queijos franceses como gruyère e comté e até azuis como roquefort e gorgonzola, queijos holandeses como gouda, e nem sei quantas vezes eu aproveitei aqueles pedacinhos e sobras de queijo que ficam na geladeira, misturei tudo e pronto.
Com uma receita fácil de fazer, em pouco tempo a gente tem pra servir um suflezinho que tem o derretido cremoso do queijo e dos ovos com o toque das ervas.
Pra preparar a base cremosa, aqueço a manteiga e a farinha e, sempre mexendo com batedor de arame e fazendo um 8 para raspar todo o fundo, misturo até amarelar e borbulhar.
Aos pouco, junto o leite e o alho e mexo por mais uns 10 minutos, deixo ferver por uns 5 minutos, até engrossar bem e perder o gosto de farinha.
Então, passe o creme quente pra uma tigela grande e, sempre mexendo, junto a mostarda, as ervas, uma parte do queijo, as gemas e o fermento e deixo amornar por uns 15 minutos, mexendo 5 em 5 minutos até amornar.
Enquanto isso, aqueço o forno a 160ºC (médio) e fervo 1 litro de água para o banho-maria.
Unto com manteiga e polvilho com farinha de rosca os potinhos e espalho todos eles numa assadeira média.
Bato as claras em neve até obter picos firmes e reservo. Descarto o dente de alho, junte 1/3 das claras ao creme e, com delicadeza, incorpore o restante.
Preencho os potinhos com o creme até ¾ da altura e polvilho com o restante do queijo. Despejo a água fervente na assadeira e asso os potinhos por uns 20 minutos, até que o creme esteja firme, crescido e dourado (enfiando um palito no centro, ele deverá sair limpo). Sirva em seguida.
Só que a receita não precisa ser feita e servida em seguida, ela é daquelas práticas demais!!!
Pouca gente acredita quando digo que dá pra preparar a base cremosa com até 3 dias de antecedência, colocar nos potinhos preparados, pré-assar até firmar, mas sem dourar, guardar na geladeira e só voltar ao forno para aquecer e terminar de dourar na hora de servir. O tiquinho de fermento dá firmeza e estrutura ao suflê.
Desse jeito, ele fica com um jeito mais rústico, nem sempre sobe muito, mas fica lindo, dá certíssimo e a gente consegue se organizar e servir um suflezinho sem correrias. Claro que não tem aquela leveza quase nuvem do suflê de queijo, que eu também ensino aqui Na Cozinha da Helô, mas garanto que você vai gostar também.
E como eu digo sempre, comida gostosa existe pra gente ser feliz e deixar os momentos ao redor da mesa mais emocionantes e não tem motivo pra sofrer com ela. Se o suflê ficar mais tortinho ou não tão alto, mas de sabor e de textura estiver gostoso, sem problemas!
IDEIAS
Outras receitas pra quem adora pratos com ovos e que têm estilo suflê: suflê de espinafre saboroso, tigelada de legumes ou suflê caseiro e simples de fazer, como fazer frittata italiana de espinafre e queijo.
O potinho vai bem como prato principal de uma refeição vegetariana, só com uma salada de folhas temperadas com um dos nossos Molhos de salada deliciosos e pra variar, acompanhando carnes como o filé-mignon recheado de festa, frango assado delicioso e fácil de preparar e pernil e paleta de porco.
Se quiser aprender como fazer a receita de molho branco que todo mundo adora, só clicar no post, que também tem link pro vídeo do canal do youtube Na Cozinha da Helô.
Outras receitas pra quem adora pratos com ovos e que têm estilo suflê: suflê de espinafre saboroso, como fazer suflê de queijo, Tigelada de legumes ou suflê caseiro e simples de fazer, como fazer frittata italiana de espinafre e queijo. O derretido cremoso do queijo e dos ovos com o toque das ervas dá um “potinho” delicioso, descontraído e prático, pois pode ser preparado com até 3 dias de antecedência, ficar pré-assado na geladeira e só voltar ao forno para aquecer e terminar de dourar na hora de servir.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
Boa noite, posso substituir a farinha de trigo por farinha sem glúten tipo Amina?
Oi Giselle!
Como a quantidade de farinha é bem pequena, pode sim substituir por farinhas sem glúten sem precisar mexer na estrutura da receita. Não testei, mas pode ser que funcione até mesmo com maisena. Não conheço essa farinha tipo Aminna específica, mas já experimentei outras misturas e fiz as minhas e costumam dar certo em várias receitas.
Depois me conta!
Abraços, Helô