RECEITA DE BOLO DEVIL’S DE CHOCOLATE
Que tal uma fatia de devil’s food cake? O devil’s é um bolo de chocolate americano clássico e delicioso, com massa bem úmida e densa com muito gosto de chocolate e um creme bem amanteigado e saboroso que vale como recheio e cobertura.
A receita aparece numa quantidade gigante de livros e cadernos americanos dos últimos 140 anos e passa de geração em geração.
Uns dizem que o bolo irresistível e tentador, que surgiu no final do século dezenove, seria devil’s por ter muito chocolate, ser úmido, denso e escuro, o oposto do angel’s cake, que nasceu levíssimo, delicado, bem claro e suave em sabor e em textura.
Outros dizem que o nome devil’s teria a ver com a cor escura e levemente avermelhada que vem de bem do chocolate intenso e alcalino reagindo com ingredientes com bastante acidez. Aliás, pra deixar a massa mais avermelhada, algumas receitas antigas levavam até beterraba.
O fato é que, o bolo aparece em tudo o quanto é festa de aniversário ou comemoração e faz bonito em qualquer mesa de lanche, brunch ou como sobremesa especial E desaparece em minutos.
Ingredientes e preparo
Experimentei nem sei quantos devil’s cakes e quantas receitas desse bolo tão gostoso até chegar à versão de hoje. Comparei muitas e muitas receitas, umas mais doces, outras mais amanteigadas, umas com mais ou menos sabor de chocolate, dei as minhas mexidas, juntei dicas e pronto.
A lista de ingredientes é grande, não dá pra negar, mas é não é difícil de providenciar:
- creme de leite fresco;
- suco de limão;
- leite;
- água;
- chocolate em pó;
- manteiga;
- farinha de trigo;
- açúcar branco;
- açúcar mascavo;
- fermento em pó;
- bicarbonato de sódio;
- sal;
- ovos;
- chocolate meio-amargo;
- essência de baunilha (no post da essência de baunilha caseira eu te ensino como fazer uma totalmente natural e deliciosa);
- açúcar de confeiteiro.
A fofura da massa vem do creme de leite azedo, que fiz com a mistura de creme de leite fresco com limão que descansa por 10 minutos, e depois se junta com o bicarbonato de sódio.
A mistura de açúcar comum e de açúcar mascavo deixa o bolo com um gosto caramelizado delicioso.
Vai bastante manteiga na massa, é verdade verdadeira, mas de vez em quando pode e o tanto de manteiga é fundamental pro sucesso da receita.
É um bolo com sabor intenso de chocolate e que vai deixar muita gente bem feliz. A intensidade toda vem da dupla chocolate em barra e chocolate em pó (se for cacau em pó o bolo fica ainda melhor).
O preparo é simples, todo mundo consegue fazer o bolo, só querer.
Sinceramente, o mais difícil é esperar o bolo assar, amornar pra depois rechear, gelar pro creme do recheio e da cobertura firmar e só então servir.
A massa
Começo pelo creme azedo, que tem que repousar por uns 10 minutos pra chegar ao ponto certo, mas é só misturar o creme de leite e o suco de limão numa tigelinha e esperar.
Enquanto o forno aquece a 180ºC (médio), eu unto com manteiga e polvilho com farinha 1 assadeira redonda média (20 cm) e faço a massa. Costumo usar assadeira redonda, mas pode ser quadrada ou retangular, sem problema algum.
Numa panelinha, eu aqueço o leite, a água, o chocolate e a manteiga, mexo até dissolver e deixo no fogo só até ferver e conseguir uma mistura homogênea e depois deixo amornar por 5 minutos.
Durante esse descanso, eu coloco na tigela da batedeira a farinha, o açúcar branco, o açúcar mascavo, o fermento, o bicarbonato e o sal e misturo. Então junto a mistura morna de chocolate e bato até incorporar. Acrescento o creme azedo, bato por 1 minuto, junto o primeiro ovo, espero incorporar e depois adiciono o segundo ovo.
Despejo a massa na assadeira e asso por uns 45 minutos, até o bolo crescer, firmar e com a borda toda se soltando das laterais da fôrma.
Então retiro do forno, aguardo 10 minutos, desenformo e deixo esfriar completamente antes da montar.
O creme do recheio e da cobertura
Pro creme, que serve de recheio e de cobertura, derreto o chocolate no micro-ondas ou em banho-maria até ficar liso e cremoso, depois deixo amornar por uns 15 minutos antes de usar.
Coloco a manteiga na tigela da batedeira e, usando o globo aramado, bato por uns 2 minutos, até ela ficar bem leve e esbranquiçada. Então, junto o chocolate derretido e bato por uns 30 segundos, até conseguir uma mistura homogênea. Acrescento a baunilha, o sal, 1/3 do açúcar de confeiteiro, bato até incorporar totalmente, junto mais 1/3 do açúcar, bato de novo até incorporar e ganhar leveza e faço o mesmo com o 1/3 restante, batendo até conseguir um creme encorpado, bem macio e claro. Importante acreditar que o creme começa mais escuro, mas clareia quando encorpa.
Montagem
Com uma faca serrilhada, divido o bolo em 3 discos. Coloco 1 disco sobre o prato de servir e por cima espalho 1/3 do creme de chocolate. Cubra com o segundo disco e espalho por cima mais 1/3 do a cobertura, coloco por cima o último disco e cubra o bolo com o restante do creme.
Levo o bolo pronto à geladeira por pelo menos 3 horas, e até por 3 dias, antes de servir.
Dois outros bolos de festa que eu adoro bolo de maçã com especiarias muito especial, bolo de chocolate com cobertura cremosa para festa.
E se você ama chocolate, acho que vai gostar das receitas da mousse de chocolate da minha casa, torta macia e deliciosa de chocolate e do flan delicioso de chocolate com calda de chocolate.
Massa Cobertura Montagem E se você ama chocolate, acho que vai gostar das receitas da mousse de chocolate da minha casa, torta macia e deliciosa de chocolate e do flan delicioso de chocolate com calda de chocolate. Notas: Se quiser sabor e aroma mais intensos de chocolate, use cacau em pó no lugar do chocolate em pó de sempre.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS