Receita de arroz integral com cogumelo
Fiz esse arroz integral com cogumelos e cebola caramelizada logo que, há uns meses, recebi a sacola de cogumelo portobello da Cogumelos Paraitinga. Ficou tão gostoso que anotei tudo e corri pra escrever a receita e fotografar.
Comecei pensando em preparar um tanto de arroz integral do jeito de sempre e misturar cogumelos refogados, mas achei que ficaria bem mais gostoso se fizesse tudo junto numa panela só.
E o que fiz de diferente? No lugar do óleo vegetal básico, eu resolvi usar manteiga, que deixa tudo mais gostoso, e um fio de azeite só mesmo pra dar mais sabor. Então, juntei a cebola (bastante), e deixei murchar e começar a dourar, acrescentei um pouco de mel e esperei dar uma leve caramelizada. Só assim, eu já dei outra dimensão ao prato. Misturei o cogumelo fatiado, esperei murchar, juntei o arroz, cozinhei normalmente e finalizei com manjericão.
Resultado? Um prato delicioso que vale como prato principal de uma refeição vegetariana ou acompanhamento de um frango assado, por exemplo. E sem a manteiga, só com azeite, e com melado de cana no lugar do mel, a receita vira vegana. Vai bem no dia a dia e nos especiais também, quer dizer, tipo de receita que eu adoro.
A receita fica pronta em mais ou menos 1 hora, depende mesmo do arroz integral, que pode levar de 30 a 45 minutos pra cozinhar.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes é pequena:
- manteiga;
- cebola;
- mel;
- cogumelos frescos (um tipo só, como portobelo, paris, shitake ou shimeji, ou o mix que quiser);
- arroz integral;
- manjericão;
- azeite de oliva;
- sal e pimenta-do-reino.
A receita é fácil de fazer e de uma panela só, e isso é bem prático pro dia a dia, né?
Se quiser garantir que o arroz integral fique macio e cozinhe mais rápido, coloque o arroz de molho numa tigela com a água e deixe repousar por pelo menos 1 e até por 12 horas. O arroz vai pra panela com a água do molho.
Eu aqueço a manteiga e um fio de azeite até derreter, junto a cebola, umas pitadas de sal e deixo murchar e começar a dourar. Então, misturo o mel e mexo até as fatias ficarem douradas e levemente caramelizadas. Junto os cogumelos, mais umas pitadas de sal, pimenta-do-reino e misturo até ele murchar e também começar a dourar.
Nessa hora, misturo o arroz, mexo por 1 minuto, até os grãos ficarem brilhantes, acrescento água, mais ou menos 1 colher de chá de sal e experimento. A água tem que ficar salgadinha pro arroz ter graça quando ficar pronto. Deixo ferver, diminuo o fogo e cozinho com a panela semi tampada por uns 30 minutos, até que o arroz esteja cozido, mas com os grãos inteiros. Dependendo do arroz utilizado, o tempo pode subir pra até 45 minutos e, também, pode ser necessário juntar um pouco mais de água.
Desligo o fogo, junte o manjericão picado, passo pra uma tigela e sirvo.
Outras receitas pra quem gosta de grãos: salada vegetariana de cevadinha com tomate e manjericão, terrine de grãos com frutos secos e cogumelos, salada de grãos com amêndoa e romã, salada francesa de lentilha, ensopado vegano de lentilha com cenoura e especiarias e arroz com frango e grão de bico para o dia a dia.
Outras receitas pra quem gosta de grãos: salada vegetariana de cevadinha com tomate e manjericão, terrine de grãos com frutos secos e cogumelos, salada de grãos com amêndoa e romã, salada francesa de lentilha, ensopado vegano de lentilha com cenoura e especiarias e arroz com frango e grão de bico para o dia a dia. Use o cogumelo que quiser, pode ser portobello, paris, shimeji ou shiitake, tanto um tipo só, como um mix deles.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
6 Comentários
Querida Helô, qual é a medida de água?
Clara, boa tarde!
Que bom que você percebeu que eu me esqueci da quantidade de água! Acabei de incluir no post, obrigada pela ajuda!!!
Normalmente, arroz integral pede 3 vezes a quantidade de líquido considerando a medida do arroz, ou seja, pra 1 xícara de arroz a gente usa 3 xícaras de água. Como, às vezes, os grão vêm muito duros, acontece de ser preciso acrescentar mais um pouquinho.
Beijo, Helô
Maravilha, muito obrigada! Fiz a receita é ficou maravilhosa!!
Clara, bom dia!
Delícia saber que você gostou e que, agora, a receita também faz parte da sua cozinha.
Conte sempre comigo, beijo, Helô
Olá a todos! Acabei de fazer esta receita, provei e está uma delícia, muito obrigada Hellô. Há só um pormenor que eu acrescento, que é pôr o arroz de molho numa medida de água, ou seja, na chávena que serviu de medida para o arroz, que depois deixo por vezes de um dia para o outro no frigorífico, ou se não houver tempo, uma meia hora antes de fazer a receita. É muito prático, fica mais rápido pronto e também muito macio.
Oi Beatriz! Que gostoso saber do sucesso da receita na sua casa.
Obrigada pela dica, vou incluir a dica na receita.
Abraço, Helô