RECEITA DE BROWNIE DE CHOCOLATE COM NOZES
Receita de hoje: brownie de chocolate com nozes bem chocolatudo com nozes e, pra completar, com uma calda de chocolate deliciosa. Adoro!
O brownie vai bem num lanche especial ou brunch e na hora da sobremesa de um almoço ou de um jantar mais chiquezinho ou de uma comemoração (dia dos namorados, das mães, dos pais e Páscoa).
Tem muito chocolate, fica cremoso, com o sabor intenso e o perfume de chocolate pra valer.
O de hoje leva chocolate meio-amargo tanto derretido, como ralado, que derrete no forno e dá textura e cremosidade, e cacau em pó (100%), mas também pode ser chocolate em pó (que é mais doce).
Brownie é um bolo doce, não tem jeito, e por isso prefiro deixar o chocolate ao leite de lado.
INGREDIENTES E PREPARO
Pra preparar a receita, a gente precisa de:
- farinha de trigo;
- cacau em pó 100% (mas também pode ser chocolate em pó);
- sal;
- fermento químico;
- manteiga;
- chocolate meio-amargo;
- açúcar;
- ovos;
- essência de baunilha (que tal preparar a sua essência caseiras natural? Só olhar o post);
- nozes quebradas em pedaços médios;
- água.
O preparo é fácil. Numa tigela, misturo a farinha, cacau, sal e o fermento.
Pra conseguir a crosta irresistível: depois de derreter a manteiga com o chocolate, junto o açúcar e mexo com um batedor de arame até sentir que o açúcar quase que se dissolveu, então junto os ovos, a baunilha e misturo de novo. Por último, misturo os secos bem de leve, só mesmo até incorporar, o mínimo possível. Adiciono o chocolate picado e as nozes e pra fôrma.
No refratário, o tempo de forno sobe nuns 5 minutos em relação ao das fôrmas de metal.
A receita rende um brownie suficiente pra 8 porções fartas, mas acho que não vale a pena fazer meia receita, o trabalho é o mesmo e dá até pra congelar.
Pra variar, principalmente pra receber num dia mais especial e chiquezinho, costumo assar o brownie em refratários individuais (uns 8).
E é a combinação desses dois tipos de chocolate que deixa o brownie especial demais.
Aliás, é bom saber que muita gente pensa que o chocolate em barra sempre dá mais gosto à receita, mas não é bem assim, o em pó é poderoso.
Com tanto chocolate, em quantidades gulosas, o brownie ainda fica mais cremoso no centro e isso é bom demais.
A regra que vale pra todo brownie: o clássico teste de enfiar o palito no centro do bolo e ver se sai limpo pra testar se já está assado e pronto, não vale pra brownies (e só pra eles).
Eles ficam menos tempo no forno e estão prontos quando o palito sai seco, sem massa mole escorrendo, mas com farelinhos grudados. Se o palito sair limpo pra valer, o brownie ficará um tanto mais seco (mas dá pra comer tranquilamente, apenas mais molhadinho ele é melhor).
O tempo exato é quase impossível de precisar, pra esse brownie, que é grande e tem bastante chocolate no meio, costuma se de uns 30 a 40 minutos, dependendo do tamanho da fôrma e, principalmente, do forno de cada um.
A CALDA DE CHOCOLATE COM CACAU 100% E ÁGUA
Aproveito o tempo do repouso do brownie pra preparar a calda.
A receita é fácil, leva poucos ingredientes: água, cacau 100%, açúcar e baunilha e é bem prática.
Acho que o cacau mais intenso contrasta bem com doçura do brownie, mas dá pra usar chocolate em pó. Fiquei com uma calda com água, sem leite e sem manteiga, porque achei que sendo o brownie bem amanteigado, a calda poderia ser mais leve. Se preferir uma calda amanteigada, só preparar a calda rapidinha de chocolate.
O preparo é rápido e simples. Começo separando uma panela média, não pode ser pequena porque a calda sobe bastante no fogo.
Coloco a água com o cacau em pó peneirado, o açúcar e a baunilha na panela e, fora do fogo, mexo com um batedor de arame até diluir totalmente o chocolate e ficar sem grumos. Pode levar um tempinho, pois o cacau demora um pouco pra dissolver, mas a etapa é muito importante.
Em seguida, mexendo sem parar com uma espátula e mantendo o fogo baixo, aqueço. Quando a calda ferve, ela sobe e surgem bolhas grandes, mas mexendo sempre ela não derrama (e, depois de ferver, a calda “acalma” um pouco, as bolhas diminuem).
Continuo mexendo por uns 5 minutos pra cozinhar o chocolate e a calda encorpar e cobrir de leve o dorso da colher (raspando com a ponta do dedo, abre um caminho).
É importante acreditar que a calda sai um pouco rala do fogo, mas vai encorpar um pouco depois de esfriar.
Retiro do fogo, passo pra uma tigela e deixo esfriar em temperatura ambiente por uns 45 minutos. Dá pra preparar com até 3 dias de antecedência e guardar na geladeira, fica perfeita.
SERVIR E IDEIAS
Dá pra servir o brownie sem nada extra além da calda de hoje, mas dá pra variar com a calda de frutas vermelhas deliciosa e linda ou com a calda rapidinha de chocolate e também pra servir com sorvete de baunilha de verdade e sorvete de leite caseiro.
Outros brownies aqui Na Cozinha da Helô: brownie de chocolate e framboesa delicioso e lindo, brownie com muito chocolate, brownie ultracremoso de chocolate e brownie de chocolate fácil e delicioso.
Brownie CALDA Dá pra servir o brownie sem nada extra além da calda de hoje, mas dá pra variar com a calda de frutas vermelhas deliciosa e linda ou com a calda rapidinha de chocolate e também pra servir com sorvete de baunilha de verdade e sorvete de leite caseiro. Se quiser, prepare o brownie 2 dias antes e embrulhe em papel-alumínio pra manter o brownie bem úmido e, se preferir, aqueça antes de servir.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS